Soneto (Daniil Kharms)

Uma coisa incrível me aconteceu. De repente me esqueci o que vem primeiro: 7 ou 8.
Eu fui até os meus vizinhos e perguntei a opinião deles acerca dessa questão.
Grande foi a minha e a sua surpresa quando eles repentinamente descobriram que também não conseguiam lembrar da ordem dos números. 1, 2, 3, 4, 5 e 6, eles lembravam, mas esqueceram o que vinha depois.
Fomos todos ao mercadinho “Gastronom”, que fica na esquina das ruas Znamenskaya e Basseinaya, para consultar a moça do caixa sobre a nossa confusão.
A moça do caixa nos respondeu com um sorriso triste, tirou um pequeno martelo da boca e, movendo ligeiramente о nariz respondeu:
– Na minha opinião, um sete vem depois de um oito apenas se um oito vier depois de um sete.
Nós agradecemos à moça do caixa e com alegria corremos para fora da loja. Mas então, ao ponderar cuidadosamente sobre as palavras da moça do caixa, ficamos deprimidos outra vez porque as suas palavras eram desprovidas de qualquer sentido.
O que deveríamos fazer? Fomos até o Jardim de Verão e começamos a contar árvores. Mas tendo alcançado uma contagem de seis, paramos de contar e começamos a discutir. Na opinião de alguns, um 7 vinha depois, mas na opinião de outros, devera ser um 8.
Discutimos por um longo período até que, por pura sorte, uma criança caiu de um banco e quebrou seus dois maxilares. Isto nos distraiu da nossa discussão.
E depois, fomos todos para casa.

Fonte: Сонет. Tradução: Helder da Rocha.

About helderdarocha

I am a computer scientist (programmer, teacher, writer, IT consultant) and artist (actor, musician, writer, sculptor, painter).
This entry was posted in pt-BR, Traducoes. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

