Agrada-me (Marina Tsvetaeva): tradução literal (1)

 

Аgrada-me, que estás doente, não de mim, Мне нравится, что вы больны не мной,
Agrada-me, que estou doente, não de ti, Мне нравится, что я больна не вами,
Para que este globo pesado da terra Что никогда тяжелый шар земной
Nunca desapareça sob os nossos pés. Не уплывет под нашими ногами.
Agrada-me, que eu possa ser engraçada Мне нравится, что можно быть смешной –
Ser libertina – e não brincar com palavras, Распущенной – и не играть словами,
E não enrubescer em onda sufocante И не краснеть удушливой волной,
Ao encostar os nossos braços levemente. Слегка соприкоснувшись рукавами.
Agrada-me, que ainda, estando comigo Мне нравится еще, что вы при мне
Possa abraçar outra pessoa em paz Спокойно обнимаете другую,
E não me preveja no fogo do inferno Не прочите мне в адовом огне
A queimar para sempre porque não te beijo. Гореть за то, что я не вас целую.
Que meu nome querido, meu querido, não Что имя нежное мое, мой нежный, не
Se fale em vão, nem de dia, e nem de noite… Упоминаете ни днем, ни ночью – всуе…
Que nunca no silêncio de uma igreja Что никогда в церковной тишине
Cantem acima de nós dois: um aleluia! Не пропоют над нами: аллилуйя!
Agradeço com minha mão e coração Спасибо вам и сердцем и рукой
Por tu mesmo sem saberes, desta maneira За то, что вы меня – не зная сами! –
Me amares: pelo meu sossego noturno, Так любите: за мой ночной покой,
Pelos raros encontros ao final do dia За редкость встреч закатными часами,
Pela nossa não-caminhada ao luar. За наши не-гулянья под луной.
Pelo sol não brilhar sobre nossas cabeças, – За солнце не у нас над головами, –
Por estares doente – ai! – mas não de mim, За то, что вы больны – увы! – не мной,
Por eu estar doente – ai! – mas não de ti! За то, что я больна – увы! – не вами!
(1915)

Fonte: Марина Цветаева. Избранные стихи. Тradução: Helder da Rocha.

About helderdarocha

I am a computer scientist (programmer, teacher, writer, IT consultant) and artist (actor, musician, writer, sculptor, painter).
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

