Andas, pareces comigo… (Marina Tsvetaeva)

Marina Tsvetaeva wanted to be laying here.
Túmulo “desejado” de Marina Tsvetaeva, em Tarusa (Foto: Helder da Rocha, julho de 2011)

Andas, pareces comigo, Идешь, на меня похожий,
Com os olhos abaixados Глаза устремляя вниз.
Eu também os abaixava! Я их опускала – тоже!
Passante, queira parar! Прохожий, остановись!
Leia – deixe seu buquê: Прочти – слепоты куриной
Botão de ouro, papoula – И маков набрав букет –
Que me chamavam Marina Что звали меня Мариной
E quantos anos eu tinha. И сколько мне было лет.
Não ache que é um túmulo, Не думай, что здесь – могила,
Que surgirei, assombrando… Что я появлюсь, грозя…
Eu amei demais sozinha Я слишком сама любила
Ria, quando não podia! Смеяться, когда нельзя!
Sangue fluía na pele И кровь приливала к коже,
E meus cachos enrolavam… И кудри мои вились…
Eu, passante, também fui! Я тоже была, прохожий!
Passante, queira parar! Прохожий, остановись!
Pegue um galho selvagem Сорви себе стебель дикий
E depois uma amora: И ягоду ему вслед:
Morango de cemitério Кладбищенской земляники
Não há maior nem mais doce. Крупнее и слаще нет.
Só não fique aí sombrio Но только не стой угрюмо,.
Cabeça baixa no peito. Главу опустив на грудь.
Em mim pense levemente, Легко обо мне подумай,
E me esqueça levemente. Легко обо мне забудь.
Como luz te ilumina! Как луч тебя освещает!
Coberto de pó de ouro… Ты весь в золотой пыли…
– Que não te deixe confuso – И пусть тебя не смущает
Minha voz que vem da terra. Мой голос из-под земли.
(1913)

Fonte: Марина Цветаева. Идешь на меня похожий. Тradução: Helder da Rocha.

About helderdarocha

I am a computer scientist (programmer, teacher, writer, IT consultant) and artist (actor, musician, writer, sculptor, painter).
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

